segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Fé começa a ser pouca…



Desde a chegada dos novos sacerdotes que se tem verificado uma enorme quebra de pessoas a trabalhar e a ajudar na igreja. Mas desta vez não se pode culpar os Nogueirenses, pois estes de inicio apoiaram muito os novos sacerdotes, eles é que se limitaram a desprezar completamente quem deu muito pela paróquia, não dando valor a estes paroquianos, fazendo tudo á maneira deles e como eles querem, o que naturalmente tem dado enumeram asneiras, a verdade tem que ser dita até eles chegarem a nossa paróquia era considerada a mais activa da região Nordeste e actualmente talvez seja das piores, é incompreensível que não se consulte os paroquianos para as coisas que se fazem e se rompa completamente com as tradições da paróquia, até os anteriores sacerdotes que quanto a mim eram mais capazes que estes consultavam as pessoas e se preocupavam com a opinião das pessoas. Não se compreende que dois sacerdotes não consigam fazer o que anteriormente era feito apenas por um só, tendo esses anteriores sacerdotes até muito mais coisas a seu cargo na Diocese de Coimbra. Não se compreende o porque de nunca chegarem a horas às reuniões e celebrações, não se compreende que um deles fique em casa a dormir e os Ministros tenham que fazer as Celebrações por eles, que vá com os jovens para um Campo de férias e passe o mesmo sempre na cama, que mande vir com as crianças em plena Eucaristia, o desprezo que dão a quem lhes paga é incompreensível, muitos foram aqueles que sempre ajudaram a igreja que já a abandonaram por não tolerarem o que se passa. Antigamente íamos a uma Eucaristia e a igreja estava sempre cheia, agora são muitas as vezes que “está às moscas”, eles ainda não se aperceberam que estão aqui para servir a comunidade e não para se servirem da mesma. Neste caso foram os sacerdotes que fizeram as pessoas perder a Fé.

Vou limitar-me a ficar por aqui e não falar de certos assuntos muito mais complicados que todos nós sabemos e que poderiam causar muito mau estar, porque senão tinha pano para mangas, e deixar este artigo fica apenas como que um alerta.

Mas esta é apenas a minha opinião e que Deus me perdoe por ela!

24 comentários:

lhaste com os sóias disse...

É verdade arguina! Parece que no próximo Domingo nem sequer vai haver a procissão, um dos pontos altos da Páscoa em Nogueira do Cravo!!! É inadmissivel!!! Quando Nogueira se uniu nos anos 60 porque o Sr.Bispo da altura tirou de cá o Padre Almeida devia agora unir-se para tirar estes de cá!!! Eles é que sã forasteiros e têm que se adaptar a Nogueira e não o contrário!!! Basta quem está a perder é a fé e tambem os Nogueirenses!!!

Anónimo disse...

Deixem os tristes em paz! Nunca gostaram deles, tratam-nos abaixo de cão e ainda os fazem errar, e sei do que falo... Podem não ser os melhores mas foram os escolhidos e é com eles que temos de contar! Será que são realmente eles os culpados de tudo isto? Há pecados bem maiores...Porque foram os outros embora? pois é os culpados são e serão sempre os mesmos... Professores e doctores dos antigamentes é nisto que dá, que gostam de andam debaixo do pálio para não apanharem sol.

Anónimo disse...

Está a ficar tudo de rastos...Tenham veronha.

Anónimo disse...

Mudanças urgentes precisam-se... Não se esqueçam da junta, "O povo anda a deixar de ser cego"

Anónimo disse...

é verdade a situação de aldeia de nogueira é caricata ,para não chamar outra coisa.a situção de que falo diz respeito ás festas e á capela ,as mentiras ,os interesses instalados e muito mais ,reuniões populares marcadas e afixadas ,a que os proprios padres não comparecem ,insultos a populares em plena reunião de que há gravações.etc .
não sou catolico praticante ,mas trabalho na comunidade e para a comunidade ,e estes senhores estão-se a servir da comunidade ,já chega ,estes senhores para a rua.

Anónimo disse...

Então malta Nogueirense e na Liga de Melhoramentos ninguem pega? Onde andam os dos "foguetes" das últimas eleições? É só caroço!!!!

Anónimo disse...

Este ano há eleições...

Anónimo disse...

para a junta de freguesia...

Anónimo disse...

o q é q a liga de melhoramentos tem haver c este assunto?

Anónimo disse...

AO COMENTÁRIO DAS 3.55
Caro amigo os foguetes têm tendência acabar. Quando aparece alguem disposto e com vontade em fazer alguma coisa, parece que são logo cercados, ou então os interesses pessoais sobrepoêm-se a tudo e todos, e tudo vale. Nas últimas eleiçoes foram um espelho real desta situação, por estas e por outras as pessoas deixam de participar e ficam em casa a tratar da sua vidinha, problemas já devem ter que chegue.

Anónimo disse...

É bem verdade, pura realidade do que tem acontecido na minha santa terrinha. Na igreja, na Liga e seja onde for, tudo acaba, é só uma questão de paciência por parte de alguns! Os parasitas deixam rasto e criam decendentes...

Anónimo disse...

O comentador das 3:55 enaltece o trabalho levado a cabo por estes "resistentes" desta direcção. Como sócio irei propor um voto de louvor. Critico sim quem abandonou e outros que voçês sabem quem são, que na hora estavam dispostos a colaborar e que depois foi o que se viu!

Anónimo disse...

e nem sequer apareceram num jogo de futsal...

Anónimo disse...

Desculpa, mas como vivemos num estado de direito onde cada cidadão é livre de expressar a sua opinião, como tal não posso concordar, mas respeito o meu caro amigo do comentário das 3:22. Penso que o louvor é de todo um povo e direcções que por lá passaram.

Anónimo disse...

Sim senhor cada cidadão é livre de se expressar como sou eu livre de criticar essas atitudes.Ok!

Anónimo disse...

Critica... mas aceita aceita as opiniões dos outros.

Anónimo disse...

Quanto aos Srs. Padres, muita gente critica-os e abandonou a religião porque eles não têm empregos para oferecer! Por este andar ainda ficamos sem párocos... a religião em Nogueira está de rastos, parece que as pessoas perderam a fé.

Anónimo disse...

Este ultimo comentador vê as coisas tal como elas são... só se anda atrás de quem pode dar alguma coisa. Não é só a religião que está de rastos...

Anónimo disse...

de facto muito se fala, e pouco se acerta....
As coisas não estão bem, ninguem pode dizer que sim. Quanto aos culpados... julgo que somos todos...
Bispo, Padres, leigos...
Claro que como em tudo na vida cada um com a sua quota parte....
Agora por muito que me digam que tem a ver com os empregos que os anteriores padres aranjavam (se arranjavam), não me parece que fosse esse o motivo que levava as pessoas á igreja. Julgo que eles (anteriores) tiveram o Dom de chamar as pessoas e provocá-las a participar activamente na vida paroquial. O grande erro dos actuais foi, no meu simples entender, o quererem cortar radicalmente com o passado. Não sei se por vontade propria, ou por indicação de alguem... Depois tiveram outro erro, que foi acharem que seria-mos nos que tinhamos de nos moldar á sua cultura e não eles a moldaren-se á nossa. Claro que a culpa não foi so deles. Porque sempre existiram e continuaram a existir aqueles que para se autopromoverem, os vão apoiando (emquanto as coisas forem correndo a jeito)... isto não passa de um desabafo preocupado...

Anónimo disse...

Mas a maior parte dos Nogueirenses começa a pensar que não vale a pena sacrificarem-se pelas instituições, deixamdo-as morrer, por culpa dos que se tentam autopromover e dos que vivem à conta disso.

Anónimo disse...

Gente como esta faz-me deixar de acreditar na igreja e perder a fé....

Anónimo disse...

Falam, falam, falam mas nao fazem nada em nada. Já dizia a minha avó falar é facil... Trabalhar? está quieto mau! ninguém quer.

Anónimo disse...

Fraco é o Pastor que deixa dispersar as suas ovelhas...

Anónimo disse...

Bem dito meu caro....