domingo, 12 de abril de 2009

Recordando a Páscoa Nogueirense

Em época de Páscoa e numa altura em que muitas tradições se perdem, e outras já não existem, importa trazer até nós a Páscoa de outros tempos. Deixo-vos então algumas tradições de antigamente e outras que ainda sobrevivem.
A Páscoa tinha e tem, o seu inicio na Quaresma com a Missa das Cinzas, onde os fiéis eram abençoados pelas cinzas, e os Santos da Igreja tapados até Sábado de Aleluia. Após esse dia, todos os dias às 21h se ouvia o Toque das Trindades, o que fazia as famílias juntarem-se para rezar, também durante a Quaresma um certo grupo de pessoas reunia-se e iam pelo silencio da noite cantar as almas com cânticos adequados, recordando os já falecidos e convidado a população a rezar por esses defuntos.
Em Domingo de Ramos como habitual as pessoas juntavam-se na Capela de Santo António para a habitual Procissão, seguindo para a Igreja, com a particularidade de nesse tempo haver um prémio para o maior ramo, o que levava a que houvesse enormes ramos na Eucaristia. A Semana Santa, ou seja de Domingo de Ramos a Domingo de Páscoa, era vivida com muita Fé. Na Quinta-feira Santa a partir das 13h quem andasse a trabalhar parava e não trabalhava o resto do dia, havendo também nesse dia a habitual Missa do Lava-Pés, onde o Sacerdote convidava doze pessoas com menos posses para a cerimónia, lavando-lhes os pés, dando-lhes em seguida a toalha e 50 escudos. No dia seguinte, Sexta-feira Santa, após o Toque das Trindades às 15h, as pessoas que andavam no campo cantavam as Aleluias, existindo também o hábito de enganchar (unir) os dedos mindinhos e rezar.
No Domingo de Páscoa quem mandasse rezar ganhavas as amêndoas. As cerimónias começavam cedo com a Procissão da Ressurreição, onde se cantavam os Aleluias, seguida da Santa Missa, às 9h da manha, saindo logo de seguida o Compasso (cruzes), andando como habitual de casa em casa, sendo que naquele tempo o número de casas fechadas era bem menor. Sendo que antigamente o Compasso devido ao elevado número de casas e ao facto de Galizes, Vendas de Galizes, Aldeia de Nogueira, Senhor das Almas, Vilela, Quinta da Costa e quintas, ser tudo feito por Nogueirenses, levava a que a Visita Pascal se realiza-se no Domingo de Páscoa, Segunda-feira da Pascoela e Domingo da Pascoela.
Pena é o facto de actualmente serem muitas as casas fechadas, mas cada um é que sabe de si.


Sem comentários: