quinta-feira, 12 de março de 2009

Ai a Brincadeira...

Terminou á vários dias, uma das épocas mais temidas pelos adultos e mais adoradas pelos jovens da nossa terra, ou seja, a época dos pisões.

Esta tradição centenária já está de tal maneira enraizada no nosso povo, que já ninguém passa o Carnaval sem ela, todos os Nogueirenses passam as noites de Carnaval com medo de ser os potenciais alvos da juventude.

Se por um lado quase todas as casas da nossa terra já levaram pelo menos com um, por outro lado em todas as casas pelo menos uma pessoa já pôs um.

Gerações e gerações de Nogueirenses, já experimentaram a adrenalina, a emoção e a animação que é andar às tantas da madrugada pelas ruas a correr e a fugir das vítimas, a juventude adora o facto de nesta altura do ano poder andar a brincar, o facto de poder ver os donos das casas a saírem á rua em cuecas e a discutir com eles, ao que eles respondem com provocações e brincadeiras. Nos últimos anos até da polícia estes jovens têm que fugir, o que tornou a brincadeira ainda mais perigosa e emocionante, longe vão os tempos em que as vítimas desta brincadeira não levavam a mal e convidavam os jovens para beber e comer, nesse tempo havia muito mais união entre os Nogueirenses. Nos dias a seguir toda a gente em Nogueira do Cravo fala do que se passou nas noites anteriores, do barulho, da correria, das provocações, ou seja esta brincadeira mexe e de que maneira com o nosso povo.

Se antigamente os pisões eram feitos com cavacas e pedras, de á uns anos para cá começaram a ser feitos com sacos de areia para não estragar as portas e não haver problemas adjacentes, ao que consta este ano foi adoptada uma nova variação, murros nas portas, ou seja está-se a estragar a tradição, as novas gerações que estão a entra na brincadeira têm preguiça de fazer o pisão para não terem tanto trabalho e que faz com que se perca a alma da brincadeira.

Embora muita gente na nossa terra não goste desta brincadeira, ela está para durar por muitos e muitos anos, porque as tradições são para manter, ou corremos o risco de perder a alma Nogueirense, aquilo que nos distingue do resto das terras, e que nos faz ser invejada pelo concelho fora.

8 comentários:

Anónimo disse...

Que me desculpe o Arguina, mas há tradições mais importantes e antigas de Nogueira do Cravo, por exemplo a secular FEIRA DE S.TIAGO, cantar às almas, no carnaval jogar o cantara pelas ruas,a visita pascal era muito mais vivida na terra do que hoje (quem te viu e quem te vê!),pedir as janeiras (já se não usa!), etc... lançava o repto há juventude para pegar esta ideia com vontade e fazer renascer o velhinha feira de S.Tiago . Quanto aos pisões é pena que sejam sempre os mesmos "sacrificados".

notebookonline disse...

Falarei do resto das tradições aquando da sua altura no ano, no entanto obrigado pelo reparo.

Anónimo disse...

Estou de acordo. A Juventude Nogueirense deixou de realizar tradições bem mais marcantes da nossa terra do que pôr os pisões! Tudo bem que se façam mas variem nas pessoas e depois da meia-noite não, porque ao outro dia as pessoas trabalham as crianças andam a estudar e os velhinhos merecem repousar em condições aceitaveis. No Carnaval era usual pôr tambem os "rabos" em panos rasgados e o enterro do carnaval, e jogar o cantaro pelas ruas, e agora já não fazem nada disso. Procurem aos vossos pais e avós e podem confirmar este comentário.
Antigamente no tempo dos nossos avós havia mais orgulho em ser Nogueirense do que hoje e acima de tudo havia mais amizade entre as pessoas. O dinheiro e a vaidade estragou um pouco a nossa terra. Era bom que se reflecti-se sobre isto.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com os comentários anteriores...E concordo k se continue a viver a tradição dos velhinhos pisões desde o façam como era feito noutros tempos, pk se repararem bem o que fazem nao é por pisões...o que é sim gritar, gritar, gritar, e no fim de contas as pessoas nem acordam com o barulho do pisão mas sim com os gritos...a meu ver isto nao é manter a tradição mas sim mudar a tradição...mais uma vez concordo que o façam sim mas bem feito!!!Mas já que esta tradição é para manter acho k devem também pensar em manter muitas outras que se perderam por causa da falta de união, pelo orgulho e individualismo de cada um...são exemplos dessa tradição, o desfile de carnaval (muito bem visto aos olhos de muita gente que vinha de diversos sitios para assistir ao nosso desfile), o enterro do entrudo, as "deixas" de carnaval, a feira de s.tiago, o cantar das janeiras..e muitas e muitas outras tradições que nao me ocorrem de momento mas que foram abandonadas!No entanto para que estas tradições possam renascer à que ter em conta que nao basta ser meia dúzia de nogueirenses a fazer por isso, é peciso a ajuda, o esforço, o empenho e a motivação de cada um de nós pk se todos mostrarem interesse é certo que as "coisas" correm bem melhor...
saudações nogueirenses

Anónimo disse...

Na minha opinião são as Associações de Nogueira (Casa do Povo e Liga essencialmente)em conjunto com a junta de freguesia que devem ter mais iniciativa de fazer renascer muitas das bonitas tradições que entraram em desuso. Sem querer polémica, pergunto:quem organiza a feira do porco e enchidos de Meruge? A J.F de Meruge! Em Vila Pouca quem organiza a festa do bodo? A J.F.Vila Pouca! Em Ervedal quem organiza a feira de S.André? A J.F.de Erv.Beira! Em Meruge quem fez o Museu e recuperou a tradição de cozer a broa num forno comunitário? A J.Freguesia! Há e sabem que temos em Nogueira do Cravo um forno comunitário no pateo do casal?!!! O Arguina desloque-se ao local (cuidado com um cão) e tire fotografias ao património e divulgue neste blog. E assim este blog pode ser o elo que faltava a Nogueira para a preservação do nosso antiquissimo património histórico e cultural. A cultura não é para todos! E as tradições são a cultura do nosso povo.

Anónimo disse...

é so boa mensagens aqui,mas fazer é q ta queto o meu...
Falar tb eu sei falar,mas fazer...
Temos é q meter nogueira no mapa,e as tradições n sao o q eram,mas a epoca ta mais moderna e as coisas evoluem,por isso,mais vale manter as tradiçoes com evolução do q acabar c elas.

"E isto q o meu povo gosta"

beijinhos e abraços a todos.:)

Anónimo disse...

Olha que quem aqui já comentou já fez alguma coisa por Nogueira e não faz mais porque não está com poderes para isso...

Anónimo disse...

Beijinhos são dispensáveis, só se for menina...