sábado, 14 de março de 2009

É a Hora!!!

Ao passar um dia destes pela Rua Dr. Tinoco (Rua das Almas), contemplai que aquela que já foi a rua mais movimentada de Nogueira do Cravo está a ficar desprovida de gente.


Lembro-me de quando era pequeno e aquela rua tinha o café e a mercearia do Tio Acácio, o café e a mercearia do Zé Brito, o talho do Pilo e a mercearia do Tó Ferreira, de certeza que os mais velhos se lembrarão de outros estabelecimentos que lá existiram, actualmente fechou tudo naquela rua, sinais dos tempos, talvez. Muita coisa fecha e poucas abrem.


A nossa terra vive neste momento uma crise, mas não me refiro somente á crise económica, mas também a uma “crise existencial”, a falta de união e companheirismo que se verifica na nossa terra é enorme, já não há aquela alma nogueirense que nos caracterizava, e isso também se reflecte nos nossos estabelecimentos que perdem clientela, se por uma lado as grandes superfícies comercias fazem preços mais apetecíveis, por outro também cada vez mais os nogueirenses preferem gastar o seu dinheiro fora da terra e refiro-me por exemplo aos cafés, muitos queixam-se que não há na nossa terra um café com o ambiente ideal e outros só por inveja preferem não os frequentar, até mesmo nos jogos da Liga se verifica essa falta de união pela pouca quantidade de gente que vai ver os jogos.


Cada vez há menos gente nas ruas, muitos saem e poucos entram, é também verdade que a população está a envelhecer, mas essencialmente há cada vez menos convívio e amizade entre os nogueirenses! E isso sim é preocupante, cada um só se preocupa consigo e com o seu bem-estar, nós não éramos assim, todos temos que lutar por voltar a fazer de Nogueira uma terra unida, tínhamos e temos tudo para fazer de Nogueira a melhor terra deste concelho, chega de guerras sem sentido, Nogueira está a morrer! Mas nós somos capazes de ressuscitar esta terra!


Acorda Nogueira!!!... Antes que seja tarde!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Nessa rua funcionou ainda há mais anos atrás a sapataria de João "Sapateiro" taberna do Sr. José Rodrigues da Fonseca e a taberna de Sr.Amadeu Martins (na actual casa do Valério)e a taberna da srª.Luz. Ainda bem que os jovens se vão apercebendo deste fenómeno que infelizmente não assola só Nogueira mas todas as terras do país interior.

Anónimo disse...

O actual centro de Nogueira é a zona envolvente do estádio de S.António (sede da ADN,Posto Médico,J.F., cafés, mercearia,Talho,Estádio de S.António,Lei´tões,charcutaria) ou seja a rua de S.António neste momento passou a subsituir em importância a rua Dr.Tinoco.

Anónimo disse...

A culpa de Nogueira não evoluir mais é das pessoas. Quando há pessoas(muitas, eu testemunhei) em Nogueira que foram contra a C.M.O.H. ter relvado e feita a bancada do campo de S.António está tudo dito. A inveja é complicada.

Anónimo disse...

E esses ainda dizem que são grandes nogueirenses!!!